SEPARAR EM SÍLABAS
Separar e contar as sílabas. V.6.4
cur-ral-quei-ma-den-se [ku.ʀəl.kii.mə.
den.se]
- Quantas sílabas tem curralqueimadense? 6 sílabas
- É uma palavra paroxítona ou também chamado grave, acento tônico na penúltima sílaba.
■ Ditongo oral decrescente ei. Este ditongo aparece em uma ampla gama de palavras, indicando a união da vogal 'e' com a semivogal 'i' na mesma sílaba. Exemplos incluem 'bei-jo', 'lei-te', 'rei-no', 'cei-a'. Para mais exemplos de palavras com 'ei', clique aqui.
■O tritongo uei ocorre em português quando uma semivogal, uma vogal e outra semivogal se encontram na mesma sílaba, formando uma sequência fluida de sons. Exemplos comuns incluem palavras como 'en-xa-guei', 'pes-quei', 'a-ve-ri-guei', e 'ca-ju-ei-ro', onde a combinação 'uei' envolve [u] e [i] como semivogais e [e] como a vogal central. Esta estrutura específica permite a classificação dessas sequências como tritongos, diferenciando-as de outros encontros vocálicos que não formam um núcleo silábico único. Veja mais exemplos de palavras com 'uei'.
■ Exceções: se o encontro vocálico 'ei' for seguido pela letra 'm' das palavras oxítonas e paroxítonas, as vogais 'e' e 'i' não formam ditongo, constituem um hiato e-im e como tal, pertencem a sílabas diferentes. Excepção: A sequência de letras 'eim+vogal' não cumprir com esta regra.
■ Ditongo formado por 'u' + vocal, antecedido de 'g' ou 'q': 'que'. As combinações 'qu' e 'gu' seguem a vogal ou ditongo subsequente sem separação, independentemente da pronúncia do 'u'. Por exemplo: á-gua, bi-lin-gue, bi-quí-ni, e-ques-tre, gui-tar-ra, lin-gui-ça, pa-que-te, tran-qui-lo. A notação ortográfica não esclarece se o encontro vocálico é um ditongo crescente ou decrescente, gerando ambiguidade.
■ Possível dígrafo consonantais separáveis 'rr'. São os que podem ser separados em duas sílabas. São eles: "rr", "ss", "sc", "xc" e "xs".
■ Possível dígrafo consonantais inseparáveis 'qu'. São os que não podem ser separados em duas sílabas. São eles: "gu", "qu", "lh", "nh" e "ch".
■ Separaram-se as letras do dígrafo rr. Ex.: car-ro, tor-re, mor-ro. Veja mais exemplos de palavras com 'rr'.
■ O dígrafo 'qu', em combinação com 'e' ou 'i' (que, qui), é uma estrutura fundamental na língua portuguesa, representando um som único de 'k'. Esta combinação é sempre tratada como indivisível na divisão silábica, contribuindo para a formação de palavras como 'quei-jo', 'qui-lo', 'a-que-cer', 'quin-tal', destacando a sua presença tanto em palavras do cotidiano quanto em termos técnicos. Saiba mais sobre dígrafos.
■ Assim como o 'em', o dígrafo 'en' em português é responsável por produzir uma nasalização na vocal 'e' quando seguida por 'n'. Exemplos comuns incluem 'entender' e 'pensamento', onde o 'en' nas sílabas tônicas dá um som nasal distinto à letra 'e'. A nasalização é um traço fonético importante que diferencia a pronúncia em diversas palavras do português. Saiba mais sobre dígrafos. Veja mais exemplos de palavras com 'en'.
Mais informações
- Número de caracteres: 17
- Letras diferentes: 12 (a, c, d, e, i, l, m, n, q, r, s, u).
- A palavra "curralqueimadense" no sentido inverso: esnedamieuqlarruc
- Anagramas de "curralqueimadense"
- Definição de "curralqueimadense" (Michaeliss)
- Definição de "curralqueimadense" (OQueSignifica)
- Definição de "curralqueimadense" (Aulete)
- Definição de "curralqueimadense" (Priberam)
- Definição de "curralqueimadense" (Wikipedia)
- Palavras que rimam com "curralqueimadense".
- Acróstico de "curralqueimadense"
Separar em sílabas
Separe as palavras em sílabas (Hifenização).
[Català (Catalan)] [English (English)] [Español (Spanish)] [Français (French)] [Italiano (Italian)] [Português (Portuguese)]
[ Contacte-nos ] [ Politica de Privacidade ]
(C) www.separaremsilabas.com