SEPARAR EM SÍLABAS
Separar e contar as sílabas. V.6.4
er-guer-se-ão [eɾ.ɡweɾ.se.
ə̃ʊ]
- Quantas sílabas tem erguerseão? 4 sílabas
- É uma palavra oxítona ou também chamado aguda, acento tônico na última sílaba.
■ O hiato e-ã ocorre em português quando a vogal 'e' é seguida por 'ã', pronunciadas em sílabas separadas. Esta configuração é típica de palavras que incorporam um som nasal distinto na segunda vogal, como em 'le-ão' e 'pe-ão''. A separação clara entre as vogais enfatiza a individualidade fonética de cada uma, contribuindo para a rica diversidade sonora da língua. Veja mais exemplos de palavras com 'eã'.
* Ex: Le-ão.
■ Ditongo nasal decrescente ão. Este ditongo é um dos mais comuns na língua portuguesa, encontrado em uma grande variedade de palavras como 'cão', 'mão', 'pão', 'co-ra-ção', 'o-pe-ra-ção', 'pri-são' e 'na-ção'. O 'ão' combina uma vogal nasal com uma semivogal em uma única sílaba, criando um som nasal característico. Para mais exemplos de palavras com 'ão', clique aqui.
■ [u + vogal] Se a letra 'u' não acentuada for seguida por outra vogal não acentuada este encontro vocálico pode ser pronunciado de duas maneiras distintas:
1. Como ditongo crescente 'ua', 'ue', 'ui', 'uo', 'uu', com a pronúncia das duas vogais em uma mesma sílaba e realização de 'u' como semivogal. Exemplos: tê-nue.
2. Como hiato 'u-a', u-e', u-i', u-o', u-u', com a separação das duas vogais em duas sílabas distintas e a representação de 'u' como vogal. Exemplos: tê-nu-e.
■ Ditongo formado por 'u' + vocal, antecedido de 'g' ou 'q': 'gue'. As combinações 'qu' e 'gu' seguem a vogal ou ditongo subsequente sem separação, independentemente da pronúncia do 'u'. Por exemplo: á-gua, bi-lin-gue, bi-quí-ni, e-ques-tre, gui-tar-ra, lin-gui-ça, pa-que-te, tran-qui-lo. A notação ortográfica não esclarece se o encontro vocálico é um ditongo crescente ou decrescente, gerando ambiguidade.
■ Possível dígrafo consonantais inseparáveis 'gu'. São os que não podem ser separados em duas sílabas. São eles: "gu", "qu", "lh", "nh" e "ch".
■ A sequência 'gu' seguida de 'e' ou 'i' pode atuar como um dígrafo no português, especialmente quando o 'u' é pronunciado suavemente para formar um único som com a 'g'. Isso evita a pronúncia dura de 'g' antes de 'e' e 'i'. Exemplos: 'guer-ra', 'gui-a', 'lin-guís-ti-ca', onde 'gue' e 'gui' são inseparáveis e funcionam como uma unidade fonética para manter a sonoridade suave de 'g'. Saiba mais sobre dígrafos.
■ Prosódia (determinação da sílaba tônica): Se existe acento, a vogal marcada é tônica. Há umas exceções em algumas palavras com dois acentos.
- O acento agudo e o circunflexo tem precedência sobre o til. Exemplos: es-tê-vão, bên-ção, ór-gão, ór-fão, ór-fã, ã-a-tá. Neste caso não prevalesce o acento tiu como o mais forte.
- Em alguns casos sim, como o exemplo da palavra zân-gão.
- Sim prevalesce todos os aumentativos o acento tiu. Exemplos: frân-gão.
Mais informações
Separar em sílabas
Separe as palavras em sílabas (Hifenização).
[Català (Catalan)] [English (English)] [Español (Spanish)] [Français (French)] [Italiano (Italian)] [Português (Portuguese)]
[ Contacte-nos ] [ Politica de Privacidade ]
(C) www.separaremsilabas.com