logo sílabas

SEPARAR EM SÍLABAS

Separar e contar as sílabas. V.6.4

 Escolha idioma:


 Digite uma palavra:


Por favor escreva a palavra de forma correta.

ga-vi-õesin-dai-é [ɡa.vi.õesin.dəi.ɛ]
  • Quantas sílabas tem gaviõesindaié? 5 sílabas
  • É uma palavra oxítona ou também chamado aguda, acento tônico na última sílaba.
  •  
      A sequência i-é não é comumente utilizada na língua portuguesa, com exceção de palavras ou nomes de origem estrangeira. Nesse contexto, 'ié' pode aparecer em palavras adotadas de outras línguas, mantendo sua pronúncia original. Veja mais exemplos de palavras com 'ié'.
      As letras "ié" não são utilizadas no português brasileiro, exceto em nomes ou palavras estrangeiras.
      O hiato i-õ aparece em português principalmente em palavras no plural que terminam em '-ões', como 'aviões', 'gaviões' e 'opiniões'. Este padrão é mantido tanto no singular quanto no plural, onde a combinação 'iõ' indica a separação silábica e a pronúncia nasal de 'õ'. A presença do hiato sublinha a nasalização e a sonoridade distinta das vogais em palavras que frequentemente descrevem grupos, coletivos ou conceitos. Veja mais exemplos de palavras com 'iõ'.
      Exemplos comuns do hiato incluem 'o-pi-ni-ões' (opiniões), 'ga-vi-ões' (gaviões) e 're-gi-ões' (regiões).
      Ditongo decrescente ai é muito comum em palavras portuguesas, marcando a fusão de duas vogais em uma única emissão de som. Um exemplo claro é a palavra 'bai-xo'. Para descobrir mais palavras que apresentam este ditongo, clique aqui.
      Ditongo nasal õe. Exemplos incluem 'põe' e 'realizações', onde 'õ' e 'e' são pronunciados juntos numa única sílaba. Para mais exemplos de palavras com 'õe', clique aqui.
      A sequência iõe aparece em diversas palavras em português, principalmente em formas plurais e compostos, como 'aviões', 'escorpiões', e 'gaviões'. Embora esta sequência inclua uma vogal nasal ('õ') entre duas semivogais ('i' e 'e'), ela geralmente não forma um tritongo nasais tradicional, pois os tritongos são caracterizados pela rápida sucessão de uma semivogal, uma vogal e outra semivogal na mesma sílaba. No caso de 'iõe', a presença da nasalização em 'õ' adiciona complexidade à classificação. Muitas vezes, essas palavras são exemplos de encontros vocálicos que envolvem uma nasalização, mas não necessariamente se ajustam à definição estrita de um tritongo devido à sua pronúncia específica e contexto fonético. Veja mais exemplos de palavras com 'iõe'.
      O dígrafo 'in', quando não precedido por 'h', também resulta em um som nasal, como em 'tinta' e 'vindo'. A ausência do 'h' é crucial aqui, pois 'inh' forma um som diferente. O 'in' contribui para a fonética do português, oferecendo um som nasal distintivo sem a intensidade do 'inh'. Mais sobre dígrafos. Exemplos de palavras com 'in'.

Mais informações



Logo Separar em silabas

Separar em sílabas

Separe as palavras em sílabas (Hifenização).


[Català (Catalan)]  [English (English)]  [Español (Spanish)]  [Français (French)]  [Italiano (Italian)]  [Português (Portuguese)] 

[ Contacte-nos ] [ Politica de Privacidade ]


(C) www.separaremsilabas.com