logo sílabas

SEPARAR EM SÍLABAS

Separar e contar as sílabas. V.6.4

 Escolha idioma:


 Digite uma palavra:


Por favor escreva a palavra de forma correta.

in-vo-lun--ri-om [in.vʊ.lun.ta.ɾi.ʊm]
  • Quantas sílabas tem involuntáriom? 6 sílabas
  • É uma palavra proparoxítona ou esdrúxula, acento tônico na antepenúltima sílaba.
  •  
      Hiato i-o. O hiato 'i-o' ocorre quando as vogais 'i' e 'o' são pronunciadas em sílabas separadas, mantendo a individualidade fonética de cada uma. Exemplos claros incluem 'mar-ri-o-ta', 'sé-ri-o', 'es-tu-di-o-so'. Para mais exemplos de palavras com 'io', clique aqui.
      * A identificação de hiatos pode ser complicada, pois são frequentemente confundidos com ditongos crescentes. Nos hiatos, ocorre uma pausa clara entre as vogais, diferente dos ditongos, onde as vogais são pronunciadas juntas.
      * Palavras como 'a-e-ró-bi-o' apresentam variação na separação silábica conforme diferentes gramáticas. Não há um consenso geral na classificação de determinados encontros vocálicos como -ea, -eo, -ia, -ie, -io, -oa, -ua, -uo, podendo ser considerados como ditongos por alguns gramáticos e hiatos por outros, devido à flexibilidade de pronúncia.
      * Para mais informações sobre separação silábica, consulte aqui.
      Exceções: Palavras terminadas em hiato 'i-o' com a sílaba anterior acentuada são consideradas no Brasil indivisíveis. São geralmente proparoxítonas ou paroxítonas, dependendo da presença de outras sílabas tônicas na palavra. Exemplos: 'ar-má-rio', 'bal-dio', 'ca-ná-rio', 'con-do-mí-nio', 'Má-rio'. Para mais exemplos de palavras com 'io', clique aqui.
      De acordo com o Acordo Ortográfico Da Língua Portuguesa (1990), Base VII, 2º-C, além dos ditongos orais propriamente ditos, que são todos decrescentes, admite-se a existência de ditongos crescentes. Estes incluem sequências vocálicas pós-tônicas representadas graficamente por ea, eo, ia, ie, io, oa, ua, ue, uo. Exemplos específicos incluem: 'áu-re:a', 'áu-re:o', 'ca-lú-ni:a', 'es-pé-ci:e', 'e-xí-mi:o', 'má-go:a', 'tê-nu:e', 'trí-du:o'. Estas sequências são reconhecidas como ditongos crescentes devido à sua posição após a sílaba tônica nas palavras, diferenciando-as assim das sequências vocálicas que não formam ditongos crescentes.
      * Para mais informações sobre separação silábica, consulte aqui.
      O dígrafo 'in', quando não precedido por 'h', também resulta em um som nasal, como em 'tinta' e 'vindo'. A ausência do 'h' é crucial aqui, pois 'inh' forma um som diferente. O 'in' contribui para a fonética do português, oferecendo um som nasal distintivo sem a intensidade do 'inh'. Mais sobre dígrafos. Exemplos de palavras com 'in'.
      O dígrafo 'om' é frequentemente utilizado no português para formar sons nasais em palavras como 'homem' e 'bom'. Este dígrafo é um exemplo claro de como a nasalização caracteriza várias palavras na língua, afetando tanto a pronúncia quanto o significado das mesmas. O 'om' contribui para a diversidade fonética do português, oferecendo nuances de sonoridade nas palavras em que aparece. Mais sobre dígrafos. Exemplos de palavras com 'om'.
      Similarmente ao 'um', o dígrafo 'un' é empregado para formar sons nasais em palavras portuguesas, enriquecendo a textura fonética da língua. Encontrado em palavras como 'cunho' e 'junto', o 'un' sublinha a nasalização, uma característica distintiva do português. Mais sobre dígrafos. Exemplos de palavras com 'un'.

Mais informações



Logo Separar em silabas

Separar em sílabas

Separe as palavras em sílabas (Hifenização).


[Català (Catalan)]  [English (English)]  [Español (Spanish)]  [Français (French)]  [Italiano (Italian)]  [Português (Portuguese)] 

[ Contacte-nos ] [ Politica de Privacidade ]


(C) www.separaremsilabas.com