SEPARAR EM SÍLABAS
Separar e contar as sílabas. V.6.4
pa-pa-gue-ei [pa.pə.ɡwe.
ej]
- Quantas sílabas tem papagueei? 4 sílabas
- É uma palavra oxítona ou também chamado aguda, acento tônico na última sílaba.
■ Vogais idênticas e-e separam-se. Veja mais exemplos de palavras com 'ee' como 'o-bre-ei-ro', 'ca-fe-ei-ra' ou 'can-de-ei-ros'.
■ Exceções: A terminação 'ei' forma normalmente um ditongo decrescente, e por isso, a sílaba tônica é posicionada na última sílaba da palavra. De acordo com as normas ortográficas atuais e as do Acordo Ortográfico de 1990, os ditongos decrescentes ao final das palavras não são separáveis na translineação. Para mais informações, consulte aqui.
■ Ditongo oral decrescente ei. Este ditongo aparece em uma ampla gama de palavras, indicando a união da vogal 'e' com a semivogal 'i' na mesma sílaba. Exemplos incluem 'bei-jo', 'lei-te', 'rei-no', 'cei-a'. Para mais exemplos de palavras com 'ei', clique aqui.
■ A sequência eei encontrada na palavra não forma um tritongo. Em português, um tritongo é caracterizado pela sequência de uma semivogal, uma vogal e outra semivogal, todas na mesma sílaba, como em 'Uruguai' (u-ru-guai) e 'enxaguei' (en-xa-guei). Por outro lado, palavras como 'meeira' e 'merceeiro' contêm a sequência 'eei', mas não representam tritongos. Na palavra 'meeira', a separação silábica correta é 'me-ei-ra', onde 'ei' forma um hiato, indicando a presença de duas vogais em sílabas separadas, e não um tritongo. Similarmente, 'merceeiro' se separa em 'mer-ce-ei-ro', onde 'ei' também indica um hiato. Isso ocorre porque, para que um encontro vocálico seja considerado um tritongo, é necessário que as vogais e semivogais estejam na mesma sílaba, o que não se verifica nesses exemplos. Saiba mais sobre tritongos.
■ [u + vogal] Se a letra 'u' não acentuada for seguida por outra vogal não acentuada este encontro vocálico pode ser pronunciado de duas maneiras distintas:
1. Como ditongo crescente 'ua', 'ue', 'ui', 'uo', 'uu', com a pronúncia das duas vogais em uma mesma sílaba e realização de 'u' como semivogal. Exemplos: tê-nue.
2. Como hiato 'u-a', u-e', u-i', u-o', u-u', com a separação das duas vogais em duas sílabas distintas e a representação de 'u' como vogal. Exemplos: tê-nu-e.
■ Ditongo formado por 'u' + vocal, antecedido de 'g' ou 'q': 'gue'. As combinações 'qu' e 'gu' seguem a vogal ou ditongo subsequente sem separação, independentemente da pronúncia do 'u'. Por exemplo: á-gua, bi-lin-gue, bi-quí-ni, e-ques-tre, gui-tar-ra, lin-gui-ça, pa-que-te, tran-qui-lo. A notação ortográfica não esclarece se o encontro vocálico é um ditongo crescente ou decrescente, gerando ambiguidade.
■ Possível dígrafo consonantais inseparáveis 'gu'. São os que não podem ser separados em duas sílabas. São eles: "gu", "qu", "lh", "nh" e "ch".
■ A sequência 'gu' seguida de 'e' ou 'i' pode atuar como um dígrafo no português, especialmente quando o 'u' é pronunciado suavemente para formar um único som com a 'g'. Isso evita a pronúncia dura de 'g' antes de 'e' e 'i'. Exemplos: 'guer-ra', 'gui-a', 'lin-guís-ti-ca', onde 'gue' e 'gui' são inseparáveis e funcionam como uma unidade fonética para manter a sonoridade suave de 'g'. Saiba mais sobre dígrafos.
Mais informações
Separar em sílabas
Separe as palavras em sílabas (Hifenização).
[Català (Catalan)] [English (English)] [Español (Spanish)] [Français (French)] [Italiano (Italian)] [Português (Portuguese)]
[ Contacte-nos ] [ Politica de Privacidade ]
(C) www.separaremsilabas.com