SEPARAR EM SÍLABAS
Separar e contar as sílabas. V.6.4
ua-riu-ai-ú [ua.ɾiu.əi.
u]
- Quantas sílabas tem uariuaiú? 4 sílabas
- É uma palavra oxítona ou também chamado aguda, acento tônico na última sílaba.
■ O hiato i-ú ocorre em português quando as vogais 'i' e 'ú' são pronunciadas em sílabas separadas, destacando a pronúncia distinta de cada uma. Esse fenômeno é observável em uma variedade de palavras, incluindo nomes próprios e termos comuns. Exemplos incluem 'ciúme' (ci-ú-me), 'viúva' (vi-ú-va), e 'baiúca' (bai-ú-ca). Veja mais exemplos de palavras com 'iú'.
■ Hiato u-a. * O hiato ocorre quando duas vogais que se encontram são pronunciadas separadamente, como em 'á-gua'. Nesse caso, 'u' e 'a' formam um hiato porque 'u' não forma dígrafo com a letra anterior e é seguido por 'a', resultando na pronúncia em sílabas separadas. Para mais exemplos de palavras com 'ua', clique aqui.
■ Ditongo decrescente iu, ou hiato i-u. A sequência de letras 'iu' pode ser pronunciada tanto como um ditongo decrescente [ju], quanto como um hiato [i-u], dependendo do contexto na palavra. Veja mais exemplos de palavras com 'iu'.
* 'iu' é um dos ditongos orais decrescentes mais comuns na língua portuguesa. Exemplos: 'viu', 'par-tiu', 'me-diu'.
■ Informação extra sobre 'ui' e 'iu'. Segundo o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa (1990), Base VII, 1º, os ditongos orais, tanto tônicos quanto átonos, são agrupados de acordo com o segundo elemento do ditongo ser 'i' ou 'u'. Entre eles, encontramos ai, ei, éi, ui; e também au, eu, éu, iu, ou. Exemplos incluem palavras como goi-vo, ui-var, de-veis, ei-ra-do, goi-var, bra-çais, cai-xo-te, far-néis (e sua forma diminutiva farneizinhos), len-çóis (e lençoizinhos); ca-cau, me-diu, pas-sou, en-deu-sar, re-gou-gar, ca-cau-ei-ro, i-lhéu (e i-lheu-zi-to).
■ Ditongo decrescente ai é muito comum em palavras portuguesas, marcando a fusão de duas vogais em uma única emissão de som. Um exemplo claro é a palavra 'bai-xo'. Para descobrir mais palavras que apresentam este ditongo, clique aqui.
■O tritongo uai ocorre em várias palavras da língua portuguesa, caracterizando-se pela sequência de uma semivogal ('u'), seguida de uma vogal ('a') e finalizada por outra semivogal ('i'), todas dentro da mesma sílaba. Esta formação é comum em palavras como 'Pa-ra-guai', 'a-ra-guai-a', e 'i-gua-í', representando uma rica variação de uso em nomes próprios, adjetivos e substantivos. A presença do tritongo 'uai' confere uma sonoridade única a estas palavras, diferenciando-as em termos de pronúncia e ortografia. Palavras como 'fei-o' e 'vei-a' não apresentam tritongos, já que não possuem a mesma configuração vocálica na mesma sílaba. Para explorar a diversidade de palavras com este tritongo, veja mais exemplos de palavras com 'uai'.
■ Exceções: Iode, agrupamento de uma semivogal entre duas vogais em qualquer lugar da palavra. O grupo de letras 'iu-a' não é tritongo, são formados por [ditongo decrescente] + [vogal]. Veja mais exemplos de palavras com 'iua'.
■ [u + vogal] Se a letra 'u' não acentuada for seguida por outra vogal não acentuada este encontro vocálico pode ser pronunciado de duas maneiras distintas:
1. Como ditongo crescente 'ua', 'ue', 'ui', 'uo', 'uu', com a pronúncia das duas vogais em uma mesma sílaba e realização de 'u' como semivogal. Exemplos: tê-nue.
2. Como hiato 'u-a', u-e', u-i', u-o', u-u', com a separação das duas vogais em duas sílabas distintas e a representação de 'u' como vogal. Exemplos: tê-nu-e.
Mais informações
Separar em sílabas
Separe as palavras em sílabas (Hifenização).
[Català (Catalan)] [English (English)] [Español (Spanish)] [Français (French)] [Italiano (Italian)] [Português (Portuguese)]
[ Contacte-nos ] [ Politica de Privacidade ]
(C) www.separaremsilabas.com