SEPARAR EM SÍLABAS
Separar e contar as sílabas. V.6.4
ul-tra-pas-sou-lhe [ul.tɾə.pəs.
sʊu.ʎe]
- Quantas sílabas tem ultrapassoulhe? 5 sílabas
- É uma palavra paroxítona ou também chamado grave, acento tônico na penúltima sílaba.
■ Ditongo decrescente ou. Exemplos comuns incluem 'lou-co', 'ou-tro', 'a-cou-gue'. A pronúncia conjunta de 'o' e 'u' caracteriza este ditongo. Para mais exemplos de palavras com 'ou', clique aqui.
■ Exceções: se o encontro vocálico 'ou' for seguido pela letra 'l' das palavras oxítonas e paroxítonas, as vogais 'o' e 'u' não formam ditongo, constituem um hiato o-ul e como tal, pertencem a sílabas diferentes. Excepção: A sequência de letras 'oul+vogal' não cumprir com esta regra.
■ Possível dígrafo consonantais separáveis 'ss'. São os que podem ser separados em duas sílabas. São eles: "rr", "ss", "sc", "xc" e "xs".
■ Possível dígrafo consonantais inseparáveis 'lh'. São os que não podem ser separados em duas sílabas. São eles: "gu", "qu", "lh", "nh" e "ch".
■ Separaram-se as letras do dígrafo ss. Ex.: as-sas-si-no. Veja mais exemplos de palavras com 'ss'.
■ O dígrafo 'lh' é um dos mais representativos da língua portuguesa, indicando um som palatal lateral único, característico do idioma. É sempre indivisível na divisão silábica, refletindo a sua importância fonética. Exemplos clássicos incluem 'mo-lho', 'fi-lho', 'pa-lha', 'tra-ba-lho', 've-lho', demonstrando como 'lh' contribui para a diversidade sonora do português. Saiba mais sobre dígrafos.
■ O dígrafo 'tr', combinação das consoantes 't' e 'r', é um elemento fonético crucial no português, caracterizando-se pela sua indivisibilidade na formação silábica. Encontrado em uma vasta gama de palavras, desde verbos até substantivos e adjetivos, como 'tra-ba-lho', 'es-tre-la', 'a-tra-ti-vo', 'con-trá-ri-o', 'ex-tra', 'ca-tre', demonstra a frequência e a importância desse dígrafo na estrutura de palavras em português. Saiba mais sobre dígrafos.
■ Possível encontro consonantal misto 'ltr'.
* Na língua portuguesa, os encontros consonantais podem ser classificados como perfeitos ou imperfeitos. Os perfeitos ocorrem quando duas ou mais consoantes consecutivas são pronunciadas juntas numa mesma sílaba, sem a intercalação de uma vogal, como em 'psicologia' [psi-co-lo-gi-a]. Já os imperfeitos apresentam uma consoante seguida de 'l' ou 'r', permitindo uma separação silábica entre essas consoantes, como em 'ca-tre-fa' [ca-tre-fa]. Os exemplos, tais como 'des-tre-za', 'des-tru-i-ção', 'fil-tra-ção', 'dis-pli-cên-cia', demonstram encontros consonantais que, dependendo de sua posição na palavra e das regras de separação silábica do português, podem ser divididos, respeitando a estrutura fonética da língua. Essa divisão ajuda a entender como as palavras são construídas e pronunciadas, mantendo a clareza e a precisão na fala e na escrita.
Mais informações
Separar em sílabas
Separe as palavras em sílabas (Hifenização).
[Català (Catalan)] [English (English)] [Español (Spanish)] [Français (French)] [Italiano (Italian)] [Português (Portuguese)]
[ Contacte-nos ] [ Politica de Privacidade ]
(C) www.separaremsilabas.com